sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

OS BONS MORREM JOVENS

Saiu dia desses no jornal que o número de brasileiros com mais de 100 anos tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos. Engraçado que, nesse mesmo dia, eu conversava com uma grande amiga sobre idade. Me negando a repetir um bom prato de arroz, feijão e carne assada, deixei a pobrezinha meio ressabiada: "Tá doente, é? Negando comida..." E eu logo tratei de explicar: "Imagina... É que já passei dos trinta!" Essa minha declaração gerou uma imensa discussão que durou toda a tarde e quase entra noite adentro. "Qual o problema com os 30?", perguntava ela, revoltada. "Quase nenhum", eu me explicava. "Apenas seu corpo pára de funcionar como antes, o metabolismo fica mais lento, você começa a perder massa muscular, etc, etc e etc."
O debate terminou empatado. Ninguém convenceu ninguém. Ela foi pra casa achando que fazer 30 era o mesmo que fazer 10. E eu achando que devia maneirar na comida, porque senão não haveria santo que me fizesse perder a barriga... porque eu já tinha passado dos trinta!
Talvez minha amiga não esteja toda errada e ter adentrado a terceira década de vida não seja de todo ruim. Tá ok, todos aqueles argumentos lá de cima são reais. O corpo não é mais o de um adolescente! Uma feijoada já não digere com tanta facilidade, a pele começa a dar os primeiros sinais de cansaço, alguns fios brancos teimam em aparecer... mas se pensarmos no número de pessoas que se vão antes dos 3.0...


Noel Rosa: sou feio, mas tô na moda!


O primeiro que cá me ocorre é o Noel. O Poeta da Vila viveu intensamente seus 26 anos. Bebeu, cantou, compôs muito, amou mais ainda e morreu jovem e tísico. Em compensação, é considerado um dos maiores compositores de todos os tempos, unindo a música do morro com a do asfalto. Podia estar aí, vivinho da silva, do alto de seus 98 anos... Ora, se Niemeyer e Dercy estão aí, firmes, fortes e centenários, porque o eterno boêmio não poderia estar? Mas se foi, cedo demais...


Dolores: Dormiu tanto que morreu...

Dolores Duran foi outra que fez a viagem muito nova, mal tendo completado 29 primaveras. Símbolo maior do samba canção, dor de cotovelo, fossa ou como preferir, a compositora morreu dormindo. Reza a lenda que chegando da farra às sete da matina, recomendou à empregada que não a acordasse nem por decreto: "Vou dormir até morrer!" E morreu mesmo, vitimada por um ataque cardíaco. A também cantora e amiga pessoal Maysa desabou. Mas, como o show não pode parar, entrou no palco e homenageou a companheira com os versos "Dá-me Senhor uma noite sem pensar/dá-me Senhor uma noite bem comum/uma só noite em que eu possa descansar/sem esperança e sem sonho nenhum" (Noite de Paz). Produziu como nunca nos dois últimos anos de vida e foi apontada por Ella Fitzgerald como a maior interpréte de "My Funny Valentine".


Joplin, Morrison, Cobain, Jones e Hendrix: Sweet Twenty Seven.

Nos States, também não foram os poucos que abotoaram o paletó de madeira antes do tempo... Pra muita gente, fazer 27 anos é perigoso, graças ao trio Hendrix-Joplin-Morrinson. Ricos, famosos e promissores, os três roqueiros foram pro além com a mesma idade, graças ao famoso conquetel Drogas, Sexo and Rock'n'Roll... E como esquecer de River Phoenix e do recém-passado Heat "Brokeback Mountain" Ledger? E Kurt Cobain? Brian Jones? Todos mortos ainda na casa dos 20?
Pois é... Quem sabe minha amiga é que não tem razão? Não é tão ruim assim ter passado dos trinta... E toc, toc, toc!!!

2 comentários:

Maria disse...

Querido, você faz 30 parecer 50!!!
Mas que eu tô escolhendo melhor a comida e passando Renew, ah eu tô sim...

Glauber M. disse...

a boa noticia é q ainda tenho 16...XD